Descobrindo Crianças
Ministrado por:
Luciana Mathias da Silva
Psicóloga clínica (CRP 06/74499), coordenadora e professora. Especialista em atendimento infantil e psicossomatista
Livro: Descobrindo Crianças a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes.
Violet Oaklander Ed. Summus
A busca pela orientação e intervenção psicoterapeuta na primeira infância e adolescência, vem crescendo de forma significativa, o que torna relevante a importância e talvez, a urgência de os profissionais da área se atualizarem no que compete ás técnicas e não só, como também desenvolverem habilidades através de um olhar mais amplo e interacional, acompanhando as mudanças socioculturais a fim de oferecer melhores condições de desenvolvimento socioafetivo e integrativo de seus pacientes, inclusive orientando seus familiares.
OBJETIVOS
Curso voltado para Estudantes do 10° semestre ou recém formados que desejam atuar na Psicologia Clínica Infantil e com adolescentes e demais profissionais Arteterapeuta, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Educadores).
PROGRAMA DO CURSO
DIA 1
• Abordagem Gestaltica para crianças e adolescentes
• Família e Escola na construção da personalidade infantil
• Traumas precoces (infância) e transgeracionais
DIA 2
• Plano terapêutico na psicoterapia infanto-juvenil (terapias complementares)
• A criatividade enquanto mecanismo de elaboração e ressignificação
• Fantasia – A jornada da psicoterapia infanto-juvenil
• Quando a criança chega no consultório
DIA 3
• Sala lúdica, brinquedos e jogos
• Testes projetivos
• Anamnese familiar e escolar
• A relação parental e a criança como sintoma da dinâmica familiar e orientação/devolutiva
DIA 4
• Processo de psicoterapia, quando a criança entre na terapia
• Resistência e outras dificuldades durante a sessão
• Comportamentos problemáticos específicos
• Diagnóstico e o papel do psicólogo – a importância do estudo de caso e supervisão clínica
DIA 5 - OFICINAS/ VIVÊNCIAS
• Fantasias e Contos na Infância
• Desenho e suas histórias
• Fazendo coisas (criatividade livre)
• Experiência sensorial