A busca da formação e identidade profissional na adolescência foi e sempre será um grande desafio considerando, as transformações psicológicas e sociais dos jovens, pois acarreta, via de regra, forte sentimento de pressão, seja no contexto social que estimula o jovem a ingressar na vida adulta mediante definição profissional, mas também como na realidade familiar.
Os pais são talvez os agentes promotores de ansiedade junto aos filhos em idade de escolha profissional. A expectativa que envolve a escolha da futura profissão exige dos jovens autoconhecimento e identificação das habilidades, qualidades e potencialidades.
Mas também saber lidar com as frustrações, medos relacionados às perdas e possíveis sentimentos de rejeição, pois a necessidade de ser visto reconhecido e aprovado é muito grande.
Assim dentre as muitas escolhas e definições de objetivos está a escolha da profissão e sendo assim, para muitos jovens há um forte desgaste emocional, por esta razão a atuação de um profissional de psicologia se necessária no sentido de aliviar as tensões e oferecer ao jovem a definição de uma escolha de formação profissional madura e consciente.
O futuro, quando pouco ajustado à realidade, gera ansiedades que acarretam em medos significativos e paralisantes na tomada de decisão. Não permita que seu filho(a) fique parado.
Agende um horário