Ponto de Partida
A escolha profissional costuma ser um dos momentos mais importante na vida de uma pessoa, pois essa escolha influenciará o resto de sua vida, determinará seu futuro, sua rotina, e o tipo de local que estará todos os dias, enfim engloba a vida como um todo.
Existem testes psicológicos de personalidade, interesse e aptidões, que avaliam os interesses profissionais, fazem a avaliação da personalidade utilizando escolhas situacionais, ou seja, aquelas atitudes tomadas tendo como base o contexto do trabalho, e que demonstram a capacidade de adaptação ao ambiente e às pessoas. E devem ser aplicados somente por profissionais habilitados e autorizados.
Não se trata de uma tarefa simples e fácil, necessita de muita reflexão, pesquisa sobre as profissões e direcionamento a profissão desejada, conhecimento do mercado de trabalho, e as possíveis perspectivas para o futuro; autoconhecimento, percepção dos talentos, aptidões e autonomia para maior possibilidade de acerto.
Segundo C Jung (psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou psicologia analítica), “O trabalho deve ser a manifestação natural do que naturalmente se faz bem”. E encontrar o que fazemos bem é um grande desafio que engloba conhecer a si mesmo. Quais são suas habilidades? O que quer ser sem a influência de seus pais e colegas? O que você tem que desenvolver?
Essa escolha é um processo que deve ser feito com calma e sob a supervisão de um profissional capacitado. Trata-se de um programa chamado Orientação Profissional e é realizado de forma breve. Podendo ser individual ou em grupo.
Esse é o ponto de partida para o processo de autoconhecimento e um passo do planejamento do seu projeto de vida
Gostou dessas informações?
Então compartilhe em suas redes e marque seus amigos que também estão precisando de uma “forçinha” para escolher O caminho!!!
Patrícia M. C. Mori - Psicóloga
CRP 51979/06