Esta psicoterapia é um espaço, um momento, um movimento que nos convida ao brincar, é estar com a criança em seu mundo. E é nesse mundo que ela se comunica e expressa suas percepções de mundo, suas interpretações, emoções e sentimentos, suas expectativas, seus sistemas e consequentemente seu lugar no mundo.
De maneira existencial e fenomenológica, esse “estar com a criança” exige de nós terapeutas um reencontro com nossa criança que por sua vez é, esvaziar-se de julgamentos.
“O brincar também serve como uma linguagem para a criança – um simbolismo que substitui as palavras. A criança experiência na vida muita coisa que ainda é incapaz de expressar verbalmente, e deste modo utiliza a brincadeira para formular e assimilar aquilo que experimenta.”
(OAKLANDER; VIOLET,1980, p.184).

Pode ajudar em situações de:
TDAH - Transtorno de Déficit
de Atenção e Hiperatividade.
Todas as crianças que ”vivem no mundo da lua e são agitadas”, são portadoras do TDAH ?
Essa questão nos leva a pensar na importância de uma Avaliação Neuropsicológica e um diagnóstico correto. Em geral é identificado na fase infantil e pode persistir na fase adulta. Há alterações nos neurotransmissores que exercem uma excitação nos neurônios, trazendo consequências de perda de atenção e muita agitação.
O tratamento é através de terapias e em alguns casos o uso de medicamentos.
O TDAH EXISTE!
Porém se a família for bem orientada por uma equipe multidisciplinar, essa criança terá uma vida normal, segura e feliz.
Investir na saúde mental do seu filho desde cedo, é garantir uma infância favorável ao seu desenvolvimento.
